Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Uso efetivo do ábaco



Em nossa Atividade Prática Supervisionada - ATPS, foi solicitado que fizessemos atividades com ábaco com uma criança. 
Essa criança tem 7 anos, está no 2º Ano do Fundamental I, e abaixo estão seus comentários e nossas observações a respeito da atividade!

 
Nome: Eric
Idade: 7 Anos
Ano: 2º Ano



Propusemos ao Eric 10 atividades de soma e subtração. Ele foi orientado a somente registrar em papel o resultado final das operações.
Ele realizou todas as atividades bem, acertou todas as somas e errou apenas uma subtração.
Teve um pouco de dificuldade de fazer a conversão de dezena para unidade, mas no geral, utilizou-se do ábaco sem maiores dificuldades.
Ele comentou que gosta bastante quando a professora utiliza o ábaco pois é a aula fica mais gostosa e legal.
Perguntou se o ábaco é uma calculadora, e quando respondemos que sim, que é a primeira calculadora, ficou bastante surpreso e disse que contaria a todos os amigos.
Após alguns minutos pensando, disse que o ábaco é mais legal que a calculadora pois, segundo suas palavras, “faz com que eu pense no resultado da conta, e me deixa mais inteligente”.
  
Na mesma ATPS pede para que formulemos questões para uma criança. Essas são nossas questões:

Etapa 2
Passo 4

Propusemos essas questões a uma criança de 7 anos, em construção dos conceitos de soma e subtração.


       Ø Coloque no ábaco 5 dezenas e acrescente mais 2 dezenas e 3 unidades. Qual número será representado?
       -  Resposta: 73

          Ø Coloque no ábaco 3 dezenas e 2 unidades e retire 1 dezena e 4 unidades. Qual será o número?
         - Resposta: 18

          Ø Coloque no ábaco uma centena, 20 dezenas e 6 unidades. Retire 50 dezenas. Qual será o resultado?
          - Resposta: 76

           Ø Coloque 3 centenas no ábaco. Acrescente mais 5 dezenas e  8 unidades. Quanto será o resultado?
             - Resposta: 358

Nenhum comentário:

Postar um comentário