Em nossa Atividade Prática Supervisionada - ATPS, foi solicitado que fizessemos atividades com ábaco com uma criança.
Essa criança tem 7 anos, está no 2º Ano do Fundamental I, e abaixo estão seus comentários e nossas observações a respeito da atividade!
Nome:
Eric
Idade: 7
Anos
Ano: 2º
Ano
Propusemos ao Eric 10 atividades
de soma e subtração. Ele foi orientado a somente registrar em papel o resultado
final das operações.
Ele realizou todas as atividades
bem, acertou todas as somas e errou apenas uma subtração.
Teve um pouco de dificuldade de
fazer a conversão de dezena para unidade, mas no geral, utilizou-se do ábaco
sem maiores dificuldades.
Ele comentou que gosta bastante
quando a professora utiliza o ábaco pois é a aula fica mais gostosa e legal.
Perguntou se o ábaco é uma
calculadora, e quando respondemos que sim, que é a primeira calculadora, ficou
bastante surpreso e disse que contaria a todos os amigos.
Após alguns minutos pensando,
disse que o ábaco é mais legal que a calculadora pois, segundo suas palavras,
“faz com que eu pense no resultado da conta, e me deixa mais inteligente”.
Na mesma ATPS pede para que formulemos questões para uma criança. Essas são nossas questões:
Etapa 2
Passo 4
Propusemos
essas questões a uma criança de 7 anos, em construção dos conceitos de soma e
subtração.
Ø Coloque no ábaco 5 dezenas e
acrescente mais 2 dezenas e 3 unidades. Qual número será representado?
- Resposta: 73
Ø Coloque no ábaco 3 dezenas e 2
unidades e retire 1 dezena e 4 unidades. Qual será o número?
- Resposta: 18
Ø Coloque no ábaco uma centena, 20
dezenas e 6 unidades. Retire 50 dezenas. Qual será o resultado?
- Resposta: 76
Ø Coloque 3 centenas no ábaco.
Acrescente mais 5 dezenas e 8 unidades.
Quanto será o resultado?
- Resposta: 358